Backup é como água: não dá pra viver sem ele

Acredite: seus arquivos armazenados no computador valem muito mais do que todo o equipamento. Duvida disso? Então tente imaginar a quantidade de horas que você gastou elaborando planilhas, relatórios, apresentações… Some a isso o valor inestimável das lembranças guardadas por meio de fotos e vídeos. Não tem preço, claro! Mas, por que a maioria das pessoas ainda se preocupa tão pouco em manter cópias de segurança (backup)?

É uma coisa difícil de explicar. Acredito que toda essa resistência está associada a suposições do tipo “fazer backup dá trabalho” ou “não tenho tempo para manter tudo isso organizado”. Sim, manter um arquivo com diversas versões do mesmo documento exige uma boa dose de dedicação se não existissem programas que fizessem isso por você.

Antes que você resmungue e diga que não vai gastar dinheiro com isso, aviso: o programa é totalmente gratuito e muito fácil de usar. Antes de baixá-lo, você precisa definir onde vai armazenar seu backup. Que tal o melhor HD externo? Qualquer modelo com 320 Gb ou 500 Gb é mais do que o suficiente. O segredo para não ter que comprar mais de um HD é manter arquivos pesados como vídeos e músicas no formato MP3 num arquivo à parte, que pode ser feito com DVDs graváveis.

O programa que vai revolucionar a sua vida chama-se Genie Timeline Home. Não vou perder tempo explicando como instalar, pois ele é muito fácil de configurar. Tudo que você precisa fazer é informar quais pastas e tipos de arquivos serão permanentemente acompanhandos pelo programa. Sempre que você criar um arquivo, ele fará automaticamente um cópia de segurança no local que você definiu (em seu HD externo, por exemplo). Você pode configurar também a quantidade de versões que serão criadas. Lembre-se: quanto maior o número de versões, maior será o espaço em disco exigido.

Em caso de pane ou erro no arquivo, tudo pode ser restaurado rapidamente. Para aumentar a segurança, evite sair por aí com o seu HD externo de emergência. Outra aviso importante: evite usar sua conta do Google ou qualquer outro serviço online gratuito como único recurso de backup. Lembre-se de que serviços como o Gmail são oferecidos como cortesia. Na prática, o fornecedor não é obrigado zelar pela segurança dos seus arquivos pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *